Opinião

Em meio ao 'deserto de jornalismo', Batatais se destaca com órgãos de imprensa relevantes

É quase inacreditável, mas 51% das cidades brasileiras não têm sequer um veículo jornalístico local


Editorial | 29/12/2018 | 00:52


Atlas da Notícia mostra que 'desertos noticiosos' se espalham Brasil afora | Foto: B24h

Quatro emissoras de rádio, uma TV, um jornal semanal –além de um quinzenal–, outros veículos sem periodicidade de publicação definida e, não bastasse, um novíssimo portal de notícias 24 horas por dia que, em 9 meses de existência, já se tornou referência na comunicação da cidade.

Esse é o resumo do que Batatais, com seus 62 mil habitantes, concentra em termos de veículos de comunicação.

É muito? Pouco? Embora pareça até inimaginável para os batataenses uma cidade sem meios de comunicação, essa é a realidade para muitas localidades brasileiras, inclusive próximas de nós.

É o que mostra o Atlas da Notícia, que aponta que nada menos que 51% dos municípios brasileiros –onde moram 30 milhões de pessoas– fazem parte de “desertos da notícia”, por não terem sequer um veículo jornalístico local.

O estudo foi realizado pelo Projur (Instituto para o Desenvolvimento de Jornalismo), do Observatório da Imprensa, em parceria com a Volt Data Lab e foi divulgado em novembro.

Os observadores mapearam 12.467 veículos de comunicação no país, entre portais de notícias, jornais impressos e emissoras de rádio e TV.

Cidades como Cássia dos Coqueiros, Cristais Paulista, Itirapuã, Nuporanga, Pontal, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, Santo Antônio da Alegria, São José da Bela Vista, São Simão e Serra Azul estão na lista das que não têm nenhum veículo profissional para levar as notícias à população.

Nelas, a informação só chega às pessoas por meio do boca a boca ou de grupos em redes sociais, em que tradicionalmente impera a falta de apuração e sobram informações conflitantes sobre um mesmo assunto. Normal que assim seja, pois não se tratam de veículos de comunicação com registros em órgãos regulatórios ou formados por profissionais especializados no setor.

Como nota-se na relação acima, esses desertos noticiosos estão concentrados principalmente em municípios menos populosos. Mas há cidades no Nordeste, como Nossa Senhora do Socorro (SE), vizinha a Aracaju, sem nenhum veículo. E tem 182 mil moradores.

Há, ainda, outros 30% do país que têm só um ou dois veículos noticiosos.

Como se percebe, Batatais faz parte de uma elite no país, por contar com tão vasta rede para a disseminação de informações aos seus habitantes. Estão na lista a rádio Difusora AM, que completou 71 anos de fundação, a Educadora FM (40 anos) e as mais recentes Claretiana e ABC, ambas também FMs, além da TV Educadora, de O Jornal e o jornal Agora.

A eles se soma o surgimento do Batatais 24h, que contribui para que a cidade jamais se aproxime de ser um deserto de informações.

Pelo contrário, o portal busca com profissionalismo transformá-la cada vez mais num “oásis”, levando aos seus leitores informações corretas, ágeis e importantes para o dia a dia.


COMENTÁRIOS

Mais Lidas no mês


Batatais

Prefeitura de Batatais lança edital de Concurso Público com salários de até R$ 9,7 mil

A Prefeitura de Batatais anuncia a abertura de Concurso Público para 64 cargos diversos, abrangendo desde aqueles que requerem formação escolar fundamental incompleta até os que exigem ensino superior completo

Economia

Agrishow espera igualar recorde de negócios gerados em 2023

Apresentação da feira ocorreu nesta quarta-feira em entrevista coletiva em hotel de Ribeirão

Turismo e Eventos

Festa do Peão de Barretos terá show de Zé Neto & Cristiano

No mesmo dia, também se apresentarão Munhoz & Mariano, Hugo Pena & Gabriel, Luan Santana e Zezé Di Camargo & Luciano

Batatais

Batatais terá seu 1º Festival de Artesanato no próximo final de semana

Além de exposições, os visitantes poderão apreciar música ao vivo, com apresentações marcadas para ambos os dias do evento

Mais sobre Opinião

Opinião

Opinião - Combater o etarismo é uma tarefa de todos

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Diversidade nos sistemas de justiça e de controle externo

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião: Os Tribunais de Contas nas Eleições

Leia novo artigo do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Dimas Ramalho

Opinião

Opinião - Sem deixar nenhum brasileiro para trás: os desafios do saneamento básico no país

Apesar das melhorias e do crescimento desde 1991, a expansão do saneamento básico está abaixo das metas de universalização estabelecidas em 2020 pelo Novo Marco do Saneamento



Copyright © 2024 - BATATAIS 24h | Todos os direitos reservados.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização.



Byte Livre